quarta-feira, 6 de março de 2013

Gênero do substantivo - exercícios

Gênero do substantivo
Exercícios


1. Re-escreva as orações, passando para o feminino as palavras, quando for possível:
a) O porco engordou, mas meu pai ainda não vai vendê-lo.
b) O pianista exímio não ouviu o cirurgião chamá-lo.
c) A vitima ferida foi socorrida por aquele bombeiro.
d) Ganhei este gato do meu avô.
e) Meu padrinho deu-me este boneco.
f) Eu tenho um autógrafo daquele cantor.
g) O genro do meu tio é aviador.
h) Esta noite sonhei que era um boi.

2. Preencha os espaços existentes nas frases, com  “o”  ou  “a”  de acordo com o gênero dos substantivos grifados:
a) Notícias alarmantes abateram ______ moral da população.
b) ______ sucuri saiu repentinamente das folhagens.
c) Recebi ______ telefonema, mas não pude ligar antes.
d) Os policiais prenderam ______ cabeça do movimento.
e) Liguei para _____ rádio para participar de um concurso.
f) Ao descer do ônibus, verifiquei que esquecera _____ suéter.
g) O médico receitou-me uma pomada para ______ derme.
h) O pedreiro trouxe ______ cal para caiar as paredes da casa.

3. Passe para o feminino os substantivos destacados, fazendo a adaptação correta da frase:
a) O professor e o doutor se encontraram com o vereador.
b) Foi eleito o novo presidente do clube.
c) O ator e o poeta homenagearam o cônsul.
d) Este homem é um deus para mim.
e) Este jovem foi o campeão do torneio.
f) O irmão de meu pai é meu tio.

4. Classifique os substantivos uniformes em:
(A) epiceno          (B) sobrecomum        (C) comum de dois gêneros
 (   )  artista            (   ) girafa               (   ) estudante
 (   )  onça              (   ) testemunha       (   ) baleia
(   ) jovem             (   ) dentista             (   ) tatu
(   ) gerente           (   ) jacaré                (   ) algoz
 (   ) pessoa           (   ) carrasco           (   ) jornalista
 (   ) criatura          (   ) imigrante         (   ) colega

Nenhum comentário:

Postar um comentário