domingo, 11 de novembro de 2012

Leitura e Interpretação - 6º ano


Texto: Gente grande e gente miúda


         Dona Nenén, a professora da minha classe, foi quem primeiro me entrou no coração.
         Vinte e quatro anos, pouco mais ou menos, leve, magrinha, pequenina, e olhos pardos e grandes. Um riso bonito e tranqüilo clareando-lhe o rosto.
         Eu nunca tinha visto moça mais linda. E tão forte impressão ela me causava com a sua beleza, que eu tirava constantemente os olhos dos livros para ficar minutos esquecido a olhá-la.
         Ela, porém, me advertia:
         - Não se distraia, menino, cuide da sua liçãozinha.
         Era uma criatura doce, delicada, suavíssima. Assim, miudinha, misturada ali conosco, podia-se pensar que fosse nossa irmã mais velha. Fazia-se respeitar porque se fazia estimar.
         Não ralhava nunca. Apenas nos olhava com aqueles olhos grandes e serenos. Bastava aquilo para que nos sentíssemos arrependidos e envergonhados.
         Mas, quando a falta era grande, além do olhar, ela nos contava uma história. Quase uma fábula ou um apólogo, com um fundo moral que mostrava o erro cometido. (Viriato Correia).



1. Qual o sentido da expressão em destaque?
“Dona Nenén (...) foi quem primeiro me entrou no coração.”

2. A palavra coração pode ser empregada em expressões com vários sentidos: 
desabafar-se; 
a parte mais importante, 
o centro; 
pessoa insensível, cruel;
 amor, afeto; aflito, angustiado; sinceramente, afetuosamente;
pessoa extremamente bondosa. 
Indique o sentido que ela assume nas frases abaixo.
a) Minha professora tem um coração de ouro.
b) Você tem um coração de pedra.
c) Chegou à casa da amiga com o coração nas mãos.
d) Falou de todo coração.
e) Para se vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
f) Abriu seu coração e contou toda a verdade.

3. Explique o sentido das seguintes palavras do texto:
a) “Ela, porém, me advertia:”
b) “... olhos pardos e grandes... “
c) “... um riso tranqüilo e bonito clareando-lhe o rosto.”
d) “Era uma criatura doce...”
e) “... eu tirava constantemente os olhos dos livros...”

4. Pesquise e responda: o que é um apólogo?

5. Construa frases empregando as palavras:
a) constantemente
b) advertir
c) arrependido
d) distrair
e) respeitar
f) impressão

6. Dê o antônimo de:
a) tranquilo
b) bonito
c) delicada
d) magrinha
e) leve
f) esquecido

7. Qual era a profissão de dona Nenén?

8. O texto apresenta-nos a descrição de dona Nenén. Quando pretendemos descrever uma pessoa,
podemos apresentá-la sob dois aspectos: físico e psicológico. Descreva de acordo com esses dois
aspectos.

9. A repreensão das faltas cometidas pelos alunos ocorria de que forma: direta ou indireta?

10. Por meio do relato de uma fábula ou apólogo, a professora fazia com que os alunos fizessem que tipo
de reflexão?

6 comentários: