terça-feira, 8 de agosto de 2017

texto de opinião: resenha crítica


Resenha crítica/Resenha descritiva
resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. ... Se a resenha tiver como assunto uma obra literária, não permita que motivos externos à obra, como a falta de simpatia pelo escritor ou pela editora, transpareçam em sua opinião.

Tipos de resenha
No geral, o texto resenha deve conter uma análise e um julgamento, seja de verdade ou de valor. Por tratar-se de um resumo crítico, este tipo de texto exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, pois só assim poderá avaliar e julgar a obra criticamente.
Uma resenha pode ser descrita ou crítica (opinativa):

Resenha descritiva
Neste tipo de resenha, a apreciação, ou julgamento é feito em cima das ideias do autor, isto é, da consistência e pertinência de suas colocações ao longo da descrição da obra. Neste caso, trata-se de um julgamento de verdade. A resenha descritiva pode ser encontrada nos resumos de livros técnicos, também denominadas resenhas técnicas ou científicas.

Resenha crítica ou opinativa
Na resenha crítica ou opinativa, o conteúdo é apresentado mais detalhadamente do que na resenha descritiva. O ato de explorar mais profundamente os detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor fundamente as suas críticas, sejam elas positivas ou negativas. Além de resumir o objeto, o autor da resenha crítica faz uma avaliação sobre ele. Assim sendo, trata-se de um texto de informação e de opinião. Circula normalmente em jornais, revistas.

Em uma resenha devem constar os seguintes itens:
·         O título;
·         A referência bibliográfica da obra;
·         Dados bibliográficos do autor da obra resenhada;
·         O resumo ou síntese do conteúdo;

·         A avaliação crítica.

Dica complementar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário