terça-feira, 8 de agosto de 2017

texto e estratégias argumentativas - crônica argumentativa


Crônica argumentativa com diálogo


Vídeo explorando argumentação:

Redigir textos opinativos: Crônica argumentativa e texto de opinião.

Crônica: O único animal (Luís Fernando Veríssimo)

A crônica argumentativa é um tipo de texto em que a argumentação é a sua principal marca. Ela é muito utilizada pelos meios de comunicação, sobretudo os jornais e as revistas, as quais podem ser do gênero narrativo, dissertativo ou descritivo. Em resumo, a crônica argumentativa funde aspectos da crônica e dos textos argumentativos e se aproxima do Artigo de Opinião. Os cronistas, autores que escrevem as crônicas, expressam nesse tipo de texto um tema e sua posição, ponto de vista ou juízo de valor sobre tal assunto.

Como Fazer uma Crônica Argumentativa?

Para elaborar uma crônica argumentativa, primeiramente escolha um tema contemporâneo que queira abordar, seja a fome no mundo, o aumento do preço do tomate, a economia brasileira atual, uma briga entre vizinhos, o aumento do trânsito nas grandes cidades, dentre outros. Feito a escolha, leia sobre o assunto, organize suas ideias e selecione argumentos.
Lembre-se que a crônica argumentativa tem que apresentar argumentos, senão trata-se de um texto meramente informativo. Uma importante característica das crônicas é o acentuado teor crítico, com presença de humor, ironia e sarcasmo.

A crônica  argumentativa narra uma breve história, com personagens, tempo e espaço. Ela pode conter discursos diretos (com marca da fala dos personagens, por exemplo, o uso de travessão), indiretos (palavras dos personagens proferidas pelo narrador, ao invés de utilizar as marcas pessoas) e os indiretos livre (fusão dos dois tipos de discursos: direto e indireto).

Características
*      As principais características de uma crônica argumentativa são:
*      Argumentação e persuasão.
*      Linguagem coloquial, simples e direta.
*      Textos relativamente curtos.
*      Temas cotidianos e polêmicos.
*      Crítica, humor e ironia.
*      Induz a reflexão.
*      Subjetividade e criatividade.
*      Fusão do estilo jornalístico e literário.
*      Poucos personagens.
*      Tempo e o espaço limitados.

*      Caráter contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário