quarta-feira, 14 de junho de 2017

Exercícios de revisão - 6º ano



Classes gramaticais abordadas:
Adjetivo e substantivo.




As atividades seguintes servirão de suporte para estudo da avaliação bimestral. Resolva-as  esclarecendo suas dúvidas.

1. Reescreva cada oração transformando a locução adjetiva em adjetivo simples:

A) As atitudes de criança dele foram o suficiente para que perdesse todos os privilégios naquele emprego.
B) Foi feita uma pesquisa  por faixa de idade para saber o gosto de cada funcionário.
C) Aquela menina aparentava ter rosto de anjo, mas suas atitudes causavam arrepios.
D) Não frequentava praias, pois tinha muito medo da água do mar.
E) Participou ativamente do grêmio de estudante da escola.

2. Indique quais são os adjetivos pátrios referentes aos lugares citados:

A) Ásia:
B) Salvador:
C) Campinas:
D) São Paulo (capital):
E) Rio de Janeiro (capital)
F) Curitiba:
G) Rio Grande do Sul:
H) Afeganistão:

3. Classifique cada oração com relação ao grau do adjetivo em comparativo de:
Igualdade
Superioridade
Inferioridade

A) Essa noite será mais agradável que a de ontem.
B) Minha cidade tem menos recurso que a sua.
C) Somos tão competentes  um quanto o outro.
D) Paris é mais iluminada que Nova Iorque.
E) São Paulo é tão violenta quanto Rio de Janeiro.

4. As orações seguintes se encontram no grau absoluto analítico. Elas deverão ser reescritas de modo a prevalecer o grau absoluto sintético:

A) Trata-se de um homem muito reservado.
B) Esta noite está muito agradável.
C) É uma instituição extremamente dedicada às causas sociais.
D) Com apenas três aninhos, o garoto já era bastante agitado.
E) As condições de vida na África são de muita pobreza.

5. Analise os substantivos seguintes. Posteriormente, assinale as opções de classificação em que eles se encaixam:

A) Desesperança:

(   ) abstrato    (   ) concreto   (   ) simples    (    ) composto   (   ) comum   (    ) próprio     (    ) coletivo

B) Criançada:

(   ) abstrato    (   ) concreto   (   ) simples    (    ) composto   (   ) comum   (    ) próprio     (    ) coletivo

C) Mesa:

(   ) abstrato    (   ) concreto   (   ) simples    (    ) composto   (   ) comum   (    ) próprio     (    ) coletivo

D) Trem:

(   ) abstrato    (   ) concreto   (   ) simples    (    ) composto   (   ) comum   (    ) próprio     (    ) coletivo

E) Girassol:

(   ) abstrato    (   ) concreto   (   ) simples    (    ) composto   (   ) comum   (    ) próprio     (    ) coletivo

F) Multidão:

(   ) abstrato    (   ) concreto   (   ) simples    (    ) composto   (   ) comum   (    ) próprio     (    ) coletivo


6. Classifique os substantivos grifados quanto ao gênero em uniforme:

Sobrecomum
Comum de 2 gêneros
Epiceno

A) As crianças podem trazer brinquedos de sexta-feira para a escola.
B) Frentistas e motoristas têm parceria naquele posto da avenida.
C) O jacaré fêmea foi capturada para tratamento e devolvida ao seu habitat natural em seguida.
D) O esqueleto de um animal primitivo foi encontrado naquela caverna.
E) Jovens estão cada vez mais envolvidos na política de seu país.

7. Atribua a cada coletivo, o substantivo correspondente:

A) Caravana:
B) Atlas:
C) Constelação:
D) Discoteca:
E) Pinacoteca:
F) Acervo:
G) Biblioteca:
H) Multidão:
I) Assembleia:
J) Classe:
K) Matilha:
L) Ramalhete:
M) Feixe:
N) Enxoval:


Bons estudos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário