terça-feira, 7 de março de 2017

Redação dissertativa: Produção de texto

Debatendo o tema e o colocando em prática!


PROPOSTA DE REDAÇÃO

  
“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”, disse Malala Yousafzai, ativista paquistanesa de 16 anos, na sede das Nações Unidas, em 12 de julho de 2013. A adolescente, desde os 11 anos, luta pelo direito das meninas à educação em seu país, tendo sofrido um atentado terrorista por esse motivo.

No Brasil, o direito à educação é garantido por lei a todas as crianças e adolescentes, e melhorar a qualidade do ensino é o anseio da sociedade brasileira. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos, professores, alunos, famílias, governantes, unidos em torno dessa meta.

Especialmente aos pais e professores é atribuído o papel de oferecer a melhor educação e, quando ocorrem problemas, a eles também é atribuída a responsabilidade. Muitas vezes, a própria sociedade se esquece de que há outro agente envolvido diretamente nesse movimento: o aluno. Maurice Tardif, pesquisador da área da educação, afirma: “Nada nem ninguém pode forçar um aluno a aprender se ele mesmo não se empenhar no processo de aprendizagem”.


  • A tirinha abaixo ilustra essa questão.


    https://novaescola.org.br/conteudo/3621/calvin-e-seus-amigos. Acesso em 22 de janeiro, 2017.



  




A partir da leitura realizada e de sua experiência, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, em que você discuta: De que forma cada aluno é também responsável pela melhoria da educação e, consequentemente, pela mudança do mundo? 

Dê um título a seu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário