quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

"Um conto não tão de fadas"




Algumas histórias não foram feitas para crianças. E a crise dos refugiados é uma delas, embora muitas crianças e adolescentes precisem mudar drasticamente suas vidas graças à guerra na Síria. Além de perder familiares e amigos, os pequenos são obrigados a se mudar para campos de refugiados onde não conhecem ninguém e muitas vezes possuem dificuldades de adaptação. Agora, uma série de animações promete mostrar um pouco desta realidade.
Batizada de Unfairy Tales (“Contos que Não São de Fadas”, em tradução livre), a série de vídeos foi criada pela Unicef para conscientizar as pessoas a respeito da crise vivida pelos refugiados sírios. Ao todo, foram criadas três animações que contam a história de crianças reais e como suas vidas foram afetadas pelos conflitos. 
 O primeiro vídeo conta a história da menina síria Malak, de apenas 7 anos, que perdeu todos seus amigos durante uma arriscada viagem de barco para fugir do país.

Vídeo 1


Vídeo 2

Atividade proposta:

1. Primeiramente reflita sobre a palavra "refugiados". Qual o significado dela? 
2. Após assistir aos vídeos, pesquise (através da internet ou solicitando auxílio ao professor de Geografia) sobre a questão dos refugiados da Síria.
3. Produza um parágrafo entre 3 e 5 linhas justificando por que a sua vida aqui no Brasil é melhor que a da garota Malak, citada no vídeo.
4. Por fim, explique por que o título da postagem "Um conto não tão de fadas" está intimamente relacionado ao vídeo apresentado. Para justificar sua resposta, procure fazer comparações entre o gênero "conto maravilhoso"  e a história de Malak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário