terça-feira, 5 de junho de 2012

Atividade - leitura/interpretação/produção textual - 6º ano

Leia a história para responder as questões seguintes:

Chapeuzinho Vermelho de raiva
(Mário Prata)


- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica aqui mais pertinho da vovó, fica.

- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Queque houve?

- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar para você. Aliás, está queimada, hein?

- Guarujá, vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leva a mal, não, mas a senhora está com um nariz tão grande, mas tão grande! Tá tão esquisito, vovó.

- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.

- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora , com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.

- Pois é, minha filha. E o que tem aí nesta cesta enorme?

- Puxa, já ia me esquecendo: a mamãe mandou umas coisas para a senhora. Olha aí: margarina, Helmmans, Danone de frutas e até uns pacotinhos de Knorr, mas é para a  senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?

- Se lembro, se lembro...

- Vovó, sem querer ser chata.

- Ora, diga.

- As orelhas. A orelha da senhora está tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!

- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer música deste tipo? Um horror! Você me desculpe, porque foi você que me deu, mas estas guitarras, é guitarra que diz, não é? Pois é; estas guitarras são  muito barulhentas. Não há ouvido que aguente, minha filha. Música é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude está perdida mesmo.

- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato, hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. Que qué isso?

- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? Ou você queria que eu fosse domingo ao prograQuanma do Chacrinha de coque e com vestido preto com bolinhas brancas?

Chapeuzinho pula para trás:

- E esta boca imensa???!!!

A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:

- Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar é?!

A respeito do texto:

1. Após leitura, faça um resumo de 8 a 10 linhas da história.
2. faça um quadro em seu caderno e nele coloque as semelhanças e diferenças entre essa história  e a original de Chapeuzinho Vermelho.
3. Pode-se afirmar que nessa história há uma crítica à sociedade. Comente a respeito.
4.Quanto à linguagem presente no texto, podemos defini-la como formal ou informal? Transcreva um fragmento que comprove sua resposta.
5. Agora é a sua vez! Crie você a sua história! Você imaginará a sua Chapeuzinho, a sua cor e dará asas a sua imaginação! Não se esqueça de dar um título a sua história.(Essa atividade, no caso, somente a questão 5, deverá ser feita em folha de almaço à parte)

Boas atividades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário