segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Redação dissertativa

Tema: Miséria
Título: País de tropicalismo e miséria.

            No Brasil, são muitos os flagelados que vivem, de maneira extemamente horrenda, à margem da pobreza. Esses, muitas vezes passam o dia todo sem se alimentar, pois não têm sequer um pedaço de pão para enganar o estômago, que sempre os fazem lembrar que a fome aperta.
           Ironicamente, o poeta já dizia: "moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza...", há sim de fato muita beleza neste lugar, muito verde, belas paisagens, um clima tropical que permite quase sempre sucesso na agricultura, nas colheitas das regiões desse imenso país. É também o país do carnaval, festa esta que agrega muito luxo, muito brilho, entretanto, como não enxergar a discrepância deste mesmo lugar quando se fala de pobreza? Como ignorar tamanha incoerência?
             Em uma pesquisa feita em maio de 2011, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geogafia e Estatística) revelou que no Brasil 16,2 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza, o que equivale a 8,5% da população. Para definir esse número, o IBGE considereou as famílias com renda mensal igual  ou abaixo de R$70,00. Grande parte desses cidadãos vivem nas regiões Norte e Nordeste e, a maioroa ocupa a zona rural.
           Sabe-se que um das causas para justificar toda essa miséria é a ausência de estudos, o analfabetismo, problema este que acarreta muitas vezes em falta de oportunidades, pois hoje o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, se o cidadão não  apresenta esse requisito, está fora do mercado. E, sem um trabalho digno, ele viverá à mercê de aproveitadores, de pessoas que o empregam por uma ninharia de sálario, com frequência, resultando em trabalho escravo.
          Para amenizar esta situação será necessário um grande intervenção das autoridades competentes, não oferecendo trabalho digno ou suporte econômico a esses cidadãos, mas investindo de fato na Educação do país, pois somente assim é que se construírá uma nação  de fato bela, não só por sua natureza, mas também por seus honrados habitantes. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário