Governo suspende kit educativo sobre aids
16 de março
de 2013 | Notícia
Jornal: O
Estadão
AE - Agência
Estado
Um material
educativo para prevenção de aids dirigido a adolescentes teve sua distribuição
suspensa por determinação do governo federal. O kit, formado por seis revistas
de histórias em quadrinhos, aborda temas como gravidez na adolescência, uso de
camisinha e homossexualidade. A suspensão ocorre quase dois anos depois da
polêmica interrupção da distribuição do kit anti-homofobia, por pressão de
grupos religiosos. As revistas em quadrinhos foram produzidas em 2010, numa
parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação e organismos
internacionais. O material seria usado como apoio do programa Saúde e Prevenção
nas Escolas. Em seu primeiro fascículo, procura abordar o preconceito
enfrentado por jovens gays.
Embora tenha
sido lançado com entusiasmo pelo então ministro da Saúde, José Gomes Temporão,
sua distribuição foi abortada pela proximidade com as eleições presidenciais. A
ordem era evitar qualquer tipo de conflito ou descontentamento com grupos
religiosos. Neste ano, o material foi resgatado. Cerca de 15 mil exemplares
foram distribuídos para os serviços de DST/Aids de 12 Estados.
A operação
foi interrompida no fim de fevereiro, por determinação do Planalto, segundo
informações obtidas pela reportagem. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no
entanto, chama a responsabilidade para ele. "Eu vetei o material",
disse. Segundo ele, a distribuição foi feita sem a sua autorização e sem o seu
conhecimento. Ontem, ele enviou um ofício para as secretarias, desautorizando a
circulação das revistinhas. O ministro afirma que a distribuição foi feita a
partir do Departamento de DST-Aids. Ele admitiu não saber se o material teve
uma nova impressão ou se os kits agora enviados teriam sido produzidos em 2010.
Padilha
afirmou que a suspensão da distribuição ocorreu apenas esta semana, depois de
sua assessoria ter sido procurada pela reportagem do Estado. O Planalto foi
procurado, mas não se manifestou.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Acesso em 09 de abril de 2013
Acerca do
texto lido:
1.
Explique
por que este texto é altamente jornalístico.
2.
Estabeleça
a diferença entre notícia e reportagem.
3. Identifique no texto lido os possíveis elementos
que compõem o “lead”.
4.
Explique
por que o kit citado na notícia em questão foi suspenso. Para confirmar sua
resposta, transcreva uma passagem do texto.
5.
Quais
são os temas abordados neste kit?
6.
Localize
e transcreva do 2º parágrafo uma palavra responsável pelo mecanismo de coesão,
onde a mesma dê ideia de adversidade, de concessão.
7.
Qual
foi o principal motivo que levou à suspensão deste kit educativo sobre Aids?
8.
O
texto jornalístico tem como uma das características básicas, a impessoalidade.
Transcreva um exemplo em que se manifestam marcas pessoais e, justifique sua
ocorrência.
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