Classes gramaticais abordadas: Advérbio, conjunção e preposição.
- Analise e responda as questões seguintes, pois elas servirão de suporte para estudo da avaliação bimestral.
1. Identifique as preposições sublinhando-as e indique as
relações de sentido que elas estabelecem nas seguintes expressões:
Casa entre arvoredos:________________________________
Prancha de surfe:
____________________________________
Papel de embrulho:
__________________________________
Veneno contra ratos:
_________________________________
Óleo para bronzear:
__________________________________
Livro de Monteiro Lobato:
____________________________
Viagem de trem:
_____________________________________
Viagem para Portugal:
________________________________
Campo de futebol:
___________________________________
2. Preencha as lacunas utilizando preposições adequadas:
A) Cheguei hoje ____ São Paulo e vou viver ______ Bragança.
B) Viemos _____ casa até a escola _____ pé.
C) A minha mãe foi ______ a escola falar com o meu diretor.
D) Vim ____ Recife trabalhar.
E) Estas férias irei ____ França, Estados Unidos e Lisboa.
C) A minha mãe foi ______ a escola falar com o meu diretor.
D) Vim ____ Recife trabalhar.
E) Estas férias irei ____ França, Estados Unidos e Lisboa.
3. Grife as preposições que sofreram contração. Em seguida, indique a formação delas, citando inclusive as classes gramaticais que as compõe:
A) Naquela cidade interiorana, as vizinhas tomavam conta da vida alheia.
B) No Brasil, a política vai de mal a pior.
C) Nesta semana foram visitadas as obras de Portinari por excursões de várias escolas públicas.
D) Voltamos da violenta cidade do Rio de Janeiro assustadíssimos.
E) Daquele dia em diante, decidimos não mais nos falar.
4. Analise os ditados populares. Em seguida, reescreva-os de maneira a ampliá-los. Utilize para tanto conjunções coordenadas do quadro. Fique atento para o uso do correto desses conectivos. Faça as adaptações necessárias.
A) Naquela cidade interiorana, as vizinhas tomavam conta da vida alheia.
B) No Brasil, a política vai de mal a pior.
C) Nesta semana foram visitadas as obras de Portinari por excursões de várias escolas públicas.
D) Voltamos da violenta cidade do Rio de Janeiro assustadíssimos.
E) Daquele dia em diante, decidimos não mais nos falar.
4. Analise os ditados populares. Em seguida, reescreva-os de maneira a ampliá-los. Utilize para tanto conjunções coordenadas do quadro. Fique atento para o uso do correto desses conectivos. Faça as adaptações necessárias.
A) "Deus ajuda quem cedo madruga."
B) "Quem dá aos pobres, empresta a Deus."
C) "Casa de ferreiro, espeto de pau."
D) "Faça o bem sem olhar a quem."
E) "Para bom entendedor, meia palavra basta."
5. Indique a conjunção que liga as orações entre si. Grife-as e, classifique cada uma delas de acordo com a lista seguinte:
A) O esforço foi enorme no trabalho. Vou recompensado por sua atitude.
B) Trovejou a madrugada toda. Não choveu.
C) Precisou ler o livro às pressas. Haveria prova no dia seguinte.
D) Ou escolho a brisa da praia nas férias. Escolho o ar agradável das montanhas.
E) Viajou para fazer compras. Trouxe muitos presentes para os familiares.
6. Transcreva os advérbios das orações. Qual a circunstância expressa por cada um deles?
A) Viajamos apressadamente para Minas Gerais.
B) Certamente ele virá nos visitar nas férias.
C) Estava mal por ter comido peixe naquele restaurante pouco confiável.
D) Talvez ele viaje conosco.
E) Gosto bastante de você.
F) Aqui no Brasil as coisas são quase sempre deixadas para a última hora.
G) Sempre a vejo na orla da praia de Ipanema.
7. Indique a circunstância expressa pelas locuções adverbiais grifadas:
A) Viajou ao norte do país para tratar de negócios.
B) Às vezes é preciso cautela ao lidar com pessoas ansiosas.
C) "Estava à toa na vida..."
D) Com certeza nos veremos nas próximas férias.
E) Vire à direita na próxima esquina.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário