Figuras de linguagem
1. Leia os fragmentos seguintes, classificando-os de acordo com as
figuras de linguagem:
a) ”Onde queres prazer sou o que dói,
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido sou herói. “ (Caetano
Veloso)
b) Ele a amava, ela o odiava.
c) Hoje fez sol, ontem, pois, choveu muito.
d) “É que teu riso penetra
n'alma
Como a harmonia de uma orquestra santa.”
(Castro Alves)
e) “Rios te correrão dos olhos, se chorares!” (Olavo Bilac)
f) “Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas
Vagam nos velhos vórtices velozes
'Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas” (Cruz e Souza)
g)"...Trata-se
de um usurpador do bem alheio..." (Em lugar de ladrão)
h) Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele
morreu)
i) Nem tudo que ronca é porco,
Nem tudo que berra é bode,
Nem tudo que reluz é ouro,
Nem tudo falar se pode.
j) "Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal" (Fernando Pessoa)
l)
"O
primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do
milionário." (Olavo Bilac)
m) Lemos Machado de
Assis por interesse.
n) A
Amazônia é o pulmão do mundo.
2. No trecho: "...dão um jeito
de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem
presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
3. Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.
4. Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:
a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)
b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)
c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)
d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)
e) Nenhuma das alternativas.
5. Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
3. Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.
4. Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:
a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)
b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)
c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)
d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)
e) Nenhuma das alternativas.
5. Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
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