Reportagem publicada no jornal Correio Popular em 04/03/2012
Fenômeno literário
Cinema
A série de livros Diário de Um Banana ganhou dois longasmetragens e o terceiro já está
LIVROS / Série Diário de um Banana é febre entre o público infanto-juvenil
As desventuras de Greg Hiffley, umgaroto comum, para não dizer até um pouco boboca,
que precisa lidar com fortões na escola e com a implicância do irmão mais velho em casa, entrou sem pedir licença na vida de muitos outros garotos espalhados pelo mundo. Com um enredo simples, rotineiro em inúmeras famílias e com muitas ilustrações, a série Diário de um Banana conquistou a garotada entre 8 e 12 anos e se consagrou como um sucesso editorial impossível de imaginar.
São 40 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo
O sexto volume da série, intitulado Cabin Fever (termo usado para expressar uma
reação claustrofóbica por pessoas isoladas), foi lançado nos Estados Unidos no final do ano passado com tiragem de 6 milhões de exemplares e vendeu 1 milhão logo na primeira
semana. No Brasil, o volume será lançado apenas em abril, mas a coleção Diário dejá vendeu 960 mil cópias, e os cinco volumes da série publicados até agora dominam, há tempos, a lista dos mais vendidos do PublishNews na categoria infanto- um Banana juvenil.
“Em primeiro lugar, eu atribuo o sucesso, como editor e por ter sido esse o motivo que o livro me atraiu quando li pela primeira vez, é a questão da empatia com o personagem.
Ele não é um herói, na verdade é um anti-herói, mas que provoca muita empatia.
Ele não é inalcançável, ele erra, toma atitudes incorretas, mas é palpável, tem uma vida normal e não é distante do universo humano e principalmente do universo escolar. Uma criança da idade dele, que está no sexto ou sétimo ano, é um pouco Greg ou conhece alguém assim”, explicou Fabrício Valério, editor da V&R Editora, responsável pela publicação no Brasil.
A série foi criada pelo norte- americano Jeff Kinney e já vendeu mais de 40 milhões de exemplares em todo o mundo. Os resultados expressivos, entretanto, surpreenderam.
Nem mesmo o autor estava otimista com a obra, já que, sem conseguir emplacar a história nos Estados Unidos, Kinney publicou o primeiro volume integralmente na internet. A qualidade do livro começou a ser percebida com o alto número de acessos, suficiente para ele ganhar um contrato e ter a primeira edição publicada.
Ivete Postingel, gerente de editoriais da Fnac Campinas, associa a série para essa geração
como Harry Potter foi para a anterior. “É uma febre, coisa de amigos, compram um, querem o próximo, ficam aguardando os novos volumes.
Os livros um e dois continuam vendendo bem, então quer dizer que são novas crianças interessadas. Em volume de venda, claro que Harry Potter é maior, até porque atinge um público maior, como adultos, mas nessa faixa etária, é a mesma coisa.”
E se o sucesso é grande, a recompensa também. As aventuras de Greg colocaram Jeff Kinney na lista dos dez autores mais bem pagos do mundo nos últimos dois anos, de acordo com a revista Forbes.
Paula Wulf, analista de produtos da Livraria Cultura de Campinas, explica que, desde que a loja abriu na cidade, em 2008, a série está entre as mais vendidas. “É uma opção das pessoas, não se trata apenas de indicação dos vendedores. Os pais chegam e pedem esses volumes. E são os livros que fazem sucesso, porque mesmo com o lançamento
dos filmes, as vendas não crescem muito, como normalmente acontece com outros
títulos. Até porque já são bem altas nesse caso.”
Cinema
A série de livros Diário de Um Banana ganhou dois longasmetragens e o terceiro já está
confirmado para este ano. O primeiro título não foi lançado nos cinemas brasileiros e o segundo em apenas poucas salas, mas ambos arrecadaram US$ 140 milhões nas bilheterias
ao redor do planeta. O primeiro filme faturou ainda US$ 54 milhões no mercado de homevídeo.
Lembrando que, diante do orçamento médio de US$ 20 milhões para cada filme, até nas telonas a série também é muito lucrativa. Diário de um Banana — Dias de Cão será lançado em 3 de agosto de 2012 nos Estados Unidos.
Anti-herói que sempre se enrola
Pedro Henrique Secco Camargo, de 11 anos, leu o primeiro volume da série Diário de um Banana no ano passado.Gostou tanto que pediu para a mãe comprar os dois capítulos seguintes de uma vez. “É legal porque ele (Greg Hiffley) sempre se enrola e arruma confusão. Cada dia que ele vai na escola, ou mesmo em casa, com o irmão dele, ele apronta e não sabe o que fazer.” Agora lendo o segundo livro, Pedro explica que as aventuras vividas por Greg são sempre bem diferentes umas das outras, o que torna o livro bem interessante. “Tem muita coisa legal, além disso, gostei porque os textos não são grandes e têm bastante ilustração.
O filme também me ajudou a entender mais a história e gostei bastante.” O estudante conheceu a série porque um colega da escola falou que leu e que tinha gostado. “Assim que minha mãe comprou não parei de ler e não é diferente agora com o segundo livro. Só ontem eu li 40 páginas.” (FT/AAN)
Saiba mais...
No Brasil, Diário de um Banana — Volume 1, foi lançado em 2008; Rodrick é o Cara, o volume 2, em 2009; A Gota d’Água, em 2010 e, no mesmo ano, dando a oportunidade do leitor montar sua própria história, a V&R Editoras também lançou o Diário de um Banana — Faça você mesmo. Em 2011, foi a vez do volume 4, Dias de Cão, e A Verdade Nua e Crua, o quinto capítulo. O sexto volume chega às lojas brasileiras em abril.
Vendas no Brasil
O filme também me ajudou a entender mais a história e gostei bastante.” O estudante conheceu a série porque um colega da escola falou que leu e que tinha gostado. “Assim que minha mãe comprou não parei de ler e não é diferente agora com o segundo livro. Só ontem eu li 40 páginas.” (FT/AAN)
Saiba mais...
No Brasil, Diário de um Banana — Volume 1, foi lançado em 2008; Rodrick é o Cara, o volume 2, em 2009; A Gota d’Água, em 2010 e, no mesmo ano, dando a oportunidade do leitor montar sua própria história, a V&R Editoras também lançou o Diário de um Banana — Faça você mesmo. Em 2011, foi a vez do volume 4, Dias de Cão, e A Verdade Nua e Crua, o quinto capítulo. O sexto volume chega às lojas brasileiras em abril.
Os livros custam R$ 34,90, com exceção do Faça Você Mesmo, que sai por R$ 29,90.
Vendas no Brasil
Diário de um Banana — Volume 1: - : 300 mil unidades
Diário de um Banana — Volume 2: 200 mil unidades
Diário de um Banana — Volume 3: 150 mil unidades
Diário de um Banana — Volume 4: 120 mil unidades
Diário de um Banana — Volume 5: 95 mil unidades
Diário de um Banana — Faça Você Mesmo: 100 mil unidades
Fonte: V&R Editoras (dados até 24/2)
CORREIO POPULAR - Campinas, domingo, 4 de março de 2012
Obs. Reportagem modificada (imagens alteradas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário